Perfil do Chefe do Departamento CNM

Perfil académico:

  • Doutorando em Engenharia Química na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Mestrado em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
  • Licenciado e Bacharel em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica – Delegação de Niassa (UP-Niassa).

Perfil Profissional

  • 2010 – Técnico de Laboratório de análise de Carvão, água e solos - ACT-UIS laboratório de Moçambique LDA
  • 2011 – Docente da disciplina de Química na Escola Secundaria de Chidzolomondo – Tete;
  • 2012 - Actualmente: Docente afecto ao Curso de Licenciatura em Ensino de Química, no Departamento de Ciências Naturais e Matemática, UniPúnguè-Sede;
  • 2014 - 2015: Gestor dos Laboratórios do Departamento de Ciências Naturais e Matemática (Química, Biologia, Física e Electrónica);
  • 2018 - 2022: Director do Curso de Licenciatura em Ensino de Química;
  • 2022- Chefe do Departamento de Ciências Naturais e Matemática.

Produção académica

Livro

Dos Santos, D.M.N.A, (2018) –“Reações Colorimétricas: Aplicações de imagem digital usando Smartphone” 1 edição, Novas Edições Acadêmicas. ISBN 978-613-9-60543-9, retrieved from https://www.morebooks.de/store/es/book/rea%C3%A7%C3%B5es-colorim%C3%A9tricas/isbn/978-613-9-60543-9

Capítulo de Livro

Dos Santos, D.M.N.A., Luna A. & Pinho J. (2018), “Uso da análise de imagem digital para quantificação do ferro total com 1,10-fenatrolina em amostras de água” In Costa A.L.H., (Eds) VII- Worksho em Engenharia Química, (pp 6-7) Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017.

Artigos Científicos

  • Dos Santos, D.M.N.A, et al.,(2019) Supervisão Pedagógica no Ensino Secundário nas Escolas Moçambicanas: análise da praxis e finalidades. Livros de actas do IV encontro internacional de formação docente (INCTE) (pp.790-796). Bragança: Escola Superior de Educação do instituto politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-259-0. Retrieved from: Handle: http://hdl.handle.net/10198/15084.
  • Dos Santos, D.M.N.A, Maria, JR., et al., (2019) Supervisão pedagógica na Universidade Pedagógica de Moçambique: averiguando perceções, Livros de actas do IV encontro internacional de formação docente (INCTE) (pp.797-809). Bragança: Escola Superior de Educação do instituto politécnico de Bragança.   ISBN: 978-972-745-259-0. Retrieved from: Handle: http://hdl.handle.net/10198/15084.
  • Dos Santos, & Rodrigues, M. J. (2019). Utilização de estratégias de ensino e aprendizagem diversificadas: um estudo de caso no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In F. G. Simón, et al. (Ed.) INNODOCT: 7th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies (pp. 609-619). València: Universitat Politècnica de València. ISBN 978-84-9048-528-6. Retrieved from: http://hdl.handle.net/10198/14960.