Perfil da Directora do CPBC

Perfil académico:

• Pós-Doutora em Parasitologia pelo Instituto Butantan, São Paulo, Brasil.
  • Doutora em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo, Brasil.
  • Licenciada em Ensino de Biologia pela Universidade Pedagógica de Maputo, Mocambique.

Perfil Profissional

• 2023 – Directora do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Conservação (CPBC)
  • 2020 - 2023 – Directora da Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas, UniPúnguè.
  • 2022 – Membro da equipe de elaboração do Plano Currícular de Mestrado em Maneio e Conservação de Recursos Biológicos, UniPúnguè.
  • 2022 - Coordenadora da equipe de elaboração do Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia (EaD) e seus respectivos módulos de aprendizagem, na Universidade Púnguè.
  • 2020 – 2021 – Coordenadora e Investigadora Principal no Projecto sobre Aspectos Sócio-económicos e culturais no estilo de vida das comunidades no periodo da pandemia do COVID-19, financiado pelo FNI.
  • 2020 - 2021 – Coordenadora da equipe de elaboração do Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Púnguè.
  • 2020 - 2021 – Coordenadora da equipe de elaboração do Plano Curricular do Curso de Licenciatura em Agronomia, na Universidade Púnguè.
  • 2020 - Membro da equipe de elaboração das Bases e Directrizes Curriculares dos Programas de Pos-Graduacao, na Universidade Púnguè.
  • 2014 – Coordenadora de Prácticas Pedagógicas e Profissionalizantes, na Universidade Pedagógica, Delegação de Manica.
  • 2013 – Exerceu actividades auxiliares no SEOC (Secretariado dos órgãos Colegiais) e GCI (Gabinete de Comunicação e Imagem), na Universidade Pedagógica, Delegação de Manica.
  • 2013 – presente - Docente do Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia na Universidade Pedagógica/Universidade Púnguè.

Produção académica

Artigos:

1 – STEIN, E.M., TAJÚ, S.G., MIYASATO, P.A., de FREITAS, R.P., TALLARICO, L.D.F., DOS SANTOS, G.S., COLLEPICOLO, P. & NAKANO, E. (2021). The Prospective use of Brazilian marine macroalgae in Schistosomiasis control. Marine Drugs, 19 (5), 234.

2 – CUINICA, L.G., MUCHAVE, J.G. & TAJÚ, S. G. Physicochemical characterization and Pharmacological Properties of Kigelia africana Fruit Extract. Journal of Genomic Medicine and Pharmacogenomics. 2019. ISSN: 24644670.

Livro

TAJÚ, S.G.. Fisiologia Animal – Humana (FAH) “uma visao didactica”. 1ª Ed. NEA – Novas Edicoes Academicas, 2018. Vol 1.140 p.

Patente

N.° do Pedido: BR102022020701-1 N.° de Depósito PCT:

Data de Depósito: 11/10/2022. (INPI).

Contacto:

Cel: +258843325206