Biologia– Ciências Biológicas

Article Index

Missão

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como missão formar Biólogos com competências para actuar nas áreas de Gestão de Recursos Naturais, Saúde, Ensino de Biologia, Ambiente, Biotecnologia, entre outras, de forma a responder aos desafios da sociedade para um desenvolvimento económico e sócio-cultural sustentável.

Visão

O curso de Licenciatura em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pretende ser um curso de qualidade, excelência e de reconhecido mérito a nível nacional, regional e internacional.

Objectivos

Objectivo Geral

• Formar Biólogos dotados de capacidade científica, intelectual e crítica, capazes de actuar nas áreas de Gestão de Recursos Naturais, Saúde, Ambiente, Ensino de Biologia e outras áreas relacionadas.

Objectivos Específicos

• Usar métodos de ensino e aprendizagem que possibilitem a aquisição dos três tipos de saber, nomeadamente: saber ser; saber estar e saber fazer; e que estimulem debates, reflexões e críticas.
  • Usar formas de avaliação inclusivas, favorecendo todas as formas de aprendizagem;
  • Doptar os formandos de ferramentas necessárias para investigação experimental;
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e intervir na resolução de problemas da comunidade que sejam de âmbito biológico;
  • Desenvolver nos alunos a capacidade de gestão e conservação dos recursos naturais;
  • Doptar os formandos de ferramentas psicopedagógicas que lhes possibilitem actuar na área de Ensino de Biologia.