Departamento de Engenharia de Energia, Ambiente e Saneamento

Em relação à Missão e visão, o Departamento de Engenharia de Energia, Ambiente e Saneamento adopta os princípios e valores preconizados nos estatutos da Universidade Púnguè.

Missão:

Formar técnicos superiores, com alto nível de responsabilidade em planificar, analisar e desenvolver todos os sectores da indústria de energia, desde a sua produção até o consumo.

Visão:

Ser de referência ao nível local, regional, nacional e internacional na formação de profissionais competentes na área de Energias Renováveis.

OBJECTIVOS DO CURSO

• Formar engenheiro capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua actuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, económicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade na área de Energias Renováveis.
  • Promover uma formação que possibilite ao estudante identificar e conhecer os diferentes sistemas que compõem a matriz energética nacional e internacional, e o perfil do consumidor, de forma a implementar melhorias para obter a mais alta eficiência de energia;
  • Contribuir para a formação de profissionais com conduta ética e capacidade técnica para gerir e tomar decisões em torno das questões que envolvem o sector energético.
  • Capacitar os profissionais para uma sociedade em constante transformação, promovendo uma visão do mundo contemporânea em que o exercício da ética e da cidadania está comprometido com o desenvolvimento da sociedade;
  • Formar profissionais capazes de assessorar as colectividades (públicas e privadas) a partir da compreensão e análise da realidade local e regional, na busca de soluções compatíveis com as necessidades e particularidades das sociedades nos espaços territoriais.

Cursos Ministrados:

Engenharia de Energias Renováveis;