ESTUDANTE DA UNPÚNGUÈ SAGRA-SE MELHOR INVESTIGADOR NACIONAL

Quisito Januário, estudante de Física com habilitações em Matemática na Universidade Púnguè, regime à distância, acaba de ver o seu trabalho distinguido em primeiro lugar no IV Seminário Internacional de Investigação Científica do Fundo Nacional de Investigação.

A posição de melhor investigador decorre da apresentação do trabalho titulado ‘Aplicação da Econofísica na Análise da Dinâmica do Preço de Milho no Mercado de Manica (2016-2021)’, tema com que Quisito Januário, sob supervisão do Prof. Doutor Leonardo Nhapulo, alcançou o título de licenciado, em Setembro último, pela UniPúnguè.

O pesquisador conclui haver inflação do preço do milho na província de Manica, nos meses de Janeiro a Março, decorrente da escassez de informação do mercado financeiro e das condições climáticas.

A instabilidade dos preços dos combustíveis e a precariedade das vias de acesso são apontadas como outras razões que influem na instabilidade do preço do cereal.

Na sua investigação, Quisito Januário aplica modelos da Física no sector bancário, o que lhe valeu a publicação de um artigo científico pela Associação Moçambicana de Bancos, este ano.

Da posição alcançada, Januário amealhou um prémio pecuniário de 25 mil meticais, trofeu e uma passagem aérea com a qual espera ir a Maputo para familiarizar-se com as instituições bancárias, na capital do país.