Biologia– Ciências Biológicas

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 Perfis de saída e/ou objectivos educacionais do curso

 Biologia é a ciência que estuda as diferentes formas de vida. As competências e conhecimentos adquiridos das Ciências Biológicas são transversais a muitas áreas, entre as quais, o meio ambiente, saúde, ensino de ciências, agricultura, indústria e investigação científica. Por isso, os profissionais formados nesta área de conhecimento têm um papel preponderante na procura de soluções para os actuais desafios da sociedade moçambicana e do mundo em geral.

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pertencente a Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas da UniPúnguè pretende ser um curso que permita a compreensão de que a vida se organizou com o decorrer do tempo através de processos evolutivos complexos, tendo resultado na actual diversidade de formas de vida sobre as quais ainda persistem pressões seletivas. Esses organismos, incluindo os seres humanos, não estão isolados e constituem sistemas que estabelecem complexas relações de interdependência. O entendimento dessas interacções envolve a compreensão das condições físicas do meio, do modo de vida e da organização funcional interna próprios das diferentes espécies e sistemas biológicos. Entretanto, as relações estabelecidas pelos seres humanos merecem especial atenção, devido a sua especificidade. Nessa abordagem, os conhecimentos biológicos não se dissociam dos sociais, políticos, económicos e culturais.

Pretende-se que o Licenciado em Ciências Biológicas:

  • Seja criativo, inovador, generalista, crítico, dotado de ética e espírito de solidariedade;
  • Seja capaz de buscar soluções para problemas ou novas situações de estudo ou aplicação da Biologia e suas subdisciplinas;
  • Doptado de conhecimentos teóricos profundos sobre a diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, distribuição e interacção;
  • Consciente da necessidade de actuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, gestão ambiental tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
  • Comprometido com os resultados de sua actuação, pautando por uma conduta profissional e humanística, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
  • Capaz de conceber e desenvolver de forma autónoma ideias inovadoras, acções estratégicas, projetos e pesquisas científicas capazes de ampliar e aperfeiçoar a sua área de actuação;
  • Apto a actuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
  • Seja capaz de transmitir os conhecimentos adquiridos com destreza e usando métodos tradicionais, modernos e metodologias alternativas de ensino;
  • Esteja preparado para fazer uma análise crítica dos curricula de Biologia do Ensino Secundário Geral (ESG) e desenhar estratégias de melhorias.